Idioma

sábado, 30 de abril de 2016

PR12-Rota do Dão


O PR12-Rota do Dão, desenrola-se na bonita região vinhateira do Dão. O rio que lhe dá o nome, é outra grande razão para se fazer este trilho. Nós lá fomos à descoberta, no passado Domingo primaveril.

Este percurso tem inicio na Escola E B 2,3 D. Luís de Loureiro em Silgueiros, seguindo pela povoação de Pindelo em direcção à zona florestal e de vinhas, cujo envolvimento paisagístico é de rara beleza.


No seguimento do percurso, e próximo da zona do rio Dão destacam-se dois conjuntos de poldras com marcas visíveis da sua contínua utilização em anos passados.


Já em zona do rio o percurso faz-se junto às respectivas margens, sendo observável a envolvente arbórea de diversas espécies, assim como pequenas ilhas inseridas no Rio Dão.


A aldeia medieval de Póvoa Dão é um dos principais pontos de interesse do percurso, onde se podem contemplar as esplêndidas paisagens envolventes. Seguindo pela aldeia, onde nos deparamos com casario devidamente recuperado, assim como pelo belíssimo troço de estrada romana, faz-nos transportar imaginariamente para uma época de outras vivências e de outros hábitos, aqui tão exemplarmente preservados.




Já em zona florestal, e após uma subida de grande elevação destaca-se um rochedo, considerado um elemento histórico, vulgarmente designado de “poiso das urnas”, por aí terem sido colocadas as urnas para descanso de quem no passado as fazia transportar até à próxima povoação.

O Percurso segue novamente por zona florestal e de vinhas, até chegarmos ao ponto de partida.

Características do Percurso
Nome Rota do Dão
Código VIS PR12
Tipologia Circular
Distância 10,9Km
Duração aproximada 3:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e florestais
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Escola Luis Loureiro, Silgueiros

Texto: CM Viseu


Não fora a insuficiência ou inexistência de marcas junto ao rio Dão e Aldeia Póvoa Dão, este belo percurso teria sido ainda mais admirável.

Uma vez mais chamo a atenção dos responsáveis pela manutenção destes percursos, para verificarem os mesmos, de modo a evitar que os pedestrianistas se percam e também por questões de segurança.

Foi mais um excelente dia a "esticar as pernas" por este nosso belo cantinho luso.

Sem comentários:

Enviar um comentário