Idioma

quarta-feira, 16 de março de 2016

PR1-Rota de Conímbriga


Depois da Serra do Caramulo, fomos até Conímbriga, à descoberta dos dois interessantes percursos pedestres que compõem o PR1 Rota de Conímbriga.


Com início em Conímbriga, o percurso dirigiu-se para o Vale do Rio dos Mouros, atravessando a ponte, dirigindo-se através de um caminho de terra batida que acompanhou o canhão do Rio dos Mouros para a Aldeia do Poço das Casas. 







Ao chegar a aldeia, o percurso tomou o caminho de regresso a Conimbriga: os primeiros metros em alcatrão, depois em trilho de pé posto até atravessar a estrada e entrar na Mata da Alfarda, importante habitat para numerosas espécies mediterrânicas. 





Seguiu depois em direcção a Alcabideque, uma das exsurgências permanentes mais importantes de todo o Maciço Calcário de Sicó. Da nascente o percurso continua entre o casario e uma vasta área de campos agrícolas até chegar a Condeixa-a-Nova, passando pelo Museu Multimédia dedicado ao tema Portugal Romano em Sicó e seguindo para Condeixa-a-Velha, regressando novamente a Conímbriga. 












Do ponto de vista geológico predominam os calcários, rochas altamente permeáveis, levando a que a água se infiltre rapidamente circulando em cavidades no subsolo. Este facto torna-se bastante evidente em todo o Vale do Rio dos Mouros, que durante grande parte do ano não apresenta qualquer caudal, conferindo paisagens bastante distintas consoante a época do ano. Aliada a elevada permeabilidade do substrato calcário, temos a presença de diversas cavidades subterrâneas, grutas e algares, que servem de abrigo a várias espécies de quirópteros. Durante a época das chuvas, o canhão fluviocársico do Rio dos Mouros, é um importante habitat para anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Texto adaptado: walkingportugal.com

Foi sem dúvida um dos percursos mais interessantes que fizemos. As ruínas de Conímbriga já conhecemos mas quem ainda não visitou a região, tem neste percurso, uma excelente opção para um dia bem passado, entre boas caminhadas e muita cultura.

Apenas um reparo para o Museu Multimédia que estava fechado. Seria bom que estivesse aberto ao Domingo, teria sido o complemento que faltou para compreender melhor a passagem dos romanos por estas terras.

Mais informações: PR1 Rota de Conímbriga

Sem comentários:

Enviar um comentário