quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Pelos Alpes até à Eslovénia-2


Nesta segunda parte da nossa viagem pelos Alpes, vamos contar como foram as incursões pela Eslovénia e a Croácia, entre belas paisagens, locais fantásticos e gentes simpáticas que nos fazem sempre regressar!

Pelos Alpes até à Eslovénia-1


Conforme referi na primeira parte, esta viagem melhor seria ter sido feita de moto mas ainda assim de "enlatado" acabou por correr da melhor maneira e nos dias seguintes com o muito calor que se fez sentir a rondar os 40º, até ajudou!
 
8º Dia - Região dos Alpes Julianos-SLO

Depois de alguns quilómetros na Eslovénia, escolhemos a vila de Dovje para o "campo base", bem próximo dos Alpes Julianos, a última região alpina que nos faltava visitar da cordilheira desde 1990.

Depois de bem instalados no camping Kamne, fomos visitar o Parque Nacional Triglav, com o monte que lhe dá o nome e os seus 2 864 metros de altitude. Ficámos deslumbrados com as belas paisagens de montanha, bonitas vilas e aldeias e rios de água cristalina.

No rio Soča não resisti a uma banhoca mas uma das coisas que se aprende na alta montanha é que quanto mais límpidas e transparentes são as águas mais geladas são. Mal lá entrei mas soube muito bem!

O passo de montanha Vršič aos 1 611 metros de altitude foi um dos pontos altos deste belo passeio, à descoberta da Eslovénia.

Tentámos passar no Mangart Pass que nos levaria até à estrada mais alta da Eslovénia aos 2 072 metros mas infelizmente estava encerrada, devido à quantidade de carros que por lá andava. Se fosse de moto tínhamos passado!









9º Dia - Lago Bled e Bohinj

Este segundo dia por terras eslovenas foi dedicado sobretudo aos belos lagos de Bohinj e Bled.

Os percursos agora mais planos no sopé das montanhas, continuaram a deslumbrar-nos. O lago Bled, com a sua ilha encantada e o seu imponente castelo de onde, depois de interessante visita, se pôde observar e apreciar lá bem do alto o lago e a cidade com o mesmo nome. Sem dúvida que esta bela região e este interessante país merecem mais tempo de visita, para se apreciar e desfrutar. Por certo voltaremos! 

Apenas se tem de ter atenção às multas, sobretudo de estacionamento, para não se cair nas "ratoeiras" como a que caímos e mais alguns incautos. Por lá não se facilita! 

Voltámos ao Veranda, para mais uma boa jantarada. Escolhi um prato regional muito saboroso Ajdova kaša, feito com milho sarraceno e a Mila algo mais normalizado mas bem servido. Por lá come-se bem!















10º Dia - Dovje a Pula-HR

Com os dois dias bem passados a visitar os Alpes Julianos, cumprimos o objectivo principal a que nos tínhamos proposto para esta viajem e completámos as nossas incursões pela cordilheira dos Alpes. Por certo lá voltaremos!

Era tempo do regresso, não sem antes conhecer Komenda, a terra do bem conhecido ciclista a nível mundial Tadej Pogačar e um pouco da Croácia, mesmo ali ao lado.

Breve passagem por agora, pela bela capital da Eslovénia, Liubliana. O calor cada vez mais se fazia sentir a caminho dos quase 40º!

Já dentro da Croácia, antes de seguirmos bem junto à costa adriática e pela bonita e interessante Península da Ístria, até próximo de Pula onde acampámos, visitámos por acaso uma pequena e pitoresca aldeia com vestígios romanos, Plomin.

Acabámos por não apreciar um bom banho nas águas do Adriático, devido às pedras fora e dentro de água. Que bem que ia saber. A sobremesa do jantar depois dumas valentes pizzas, ajudou a compensar!









11º Dia - Pula a Peschiera del Garda-IT

A Arena de Pula ou Coliseu de Pula, construído no século I pelos romanos, impressionou pela sua imponência e o bom estado de conservação, onde se encontram muitos vestígios daquele tempo e história nas galerias. Estava a decorrer em diversos dias um espectáculo de gladiadores. Sem dúvida excelente visita!

Era tempo de nos fazermos à estrada e ir apreciando as belas praias e o Adriático. O trânsito estava infernal até passarmos de novo pela Eslovénia a caminho da Itália. 

Deixámos Veneza para outra oportunidade com menos calor e gente. Por lá passámos em 1990 e era bem mais calmo.
Peschiera del Garda foi o local escolhido para bem junto ao lago di Garda, montarmos a "barraca" num bom parque de campismo. Aguardava-nos um calor abafado e húmido do tipo tropical que até custava a respirar. Nem o banho no lago ajudou a refrescar. De manhã bem cedo já estávamos de novo na estrada.

A vila é excepcional e à noite tem outro encanto. Fomos muito bem servidos ao jantar, apreciámos a bela marina e ficámos a conhecer um pouco da história desta localidade e a emblemática Ponte dei Voltoni.

Afinal o calor que sentimos anormal é um micro-clima habitual por aquelas bandas. Depois de alguns quilómetros parámos em Simione para o pequeno-almoço e apreciar este majestoso e magnífico lago. Já tivemos a oportunidade de o percorrer de moto e a temperatura era normal e muito agradável. Curioso!










12º Dia - Peschiera del Garda a Briançon-FR

Sem grande história e depois de muitos quilómetros entrámos de novo em França pela região Provença-Alpes-Costa Azul até Briançon, a cidade mais alta de França e a segunda da Europa a 1 326 metros de altitude.

Depois de bem instalados no camping Montana, fomos degustar o famoso Fondue de Queijo, no interessante e movimentado centro da cidade pelos muitos turistas que a visitam. Não foi barato mas estava bem servido e muito saboroso!








13º Dia - Briançon a Carcassonne-FR

Como habitualmente pelas 07h00 da manhã já estávamos a arrumar a trouxa para zarpar!

Por pitoresco trajecto e muito trânsito chegámos a Carcassonne. Ficámos de novo no Camping de La Cité, bem próximo do espectacular centro histórico, Património Mundial da Unesco. 

Depois da visita pelas suas magníficas ruelas medievais, dentro das imponentes muralhas, fomos degustar mais um prato típico, o Cassoulet de Carcassonne. Maravilha!












14º Dia - Carcassonne a Sabinanigo-ES

Os Pirenéus são sempre admiráveis. Foix, Arreaux e muitas mais aldeias e vilas encantadoras, por vários Col's até Espanha, fecharam da melhor maneira mais uma viagem pela alta montanha como nós tanto gostamos. Em breve estaremos de volta!

Em Sabinanigo encontrámos um pequeno e simpático hotel, com a sua bela arquitectura, onde pernoitámos e jantámos calmamente. A malta das motos também o escolheu! 
















15º Dia - Sabinanigo a Águeda

Era hora da etapa final. Uma barrigada de quilómetros e pouca coisa para contar a não ser as Pulgas no Sandino em Villodrigo.

Já tínhamos lá passado de novo, como fazemos habitualmente no início das nossas viagens. Agora no regresso voltámos a comer as saborosas sandes que têm este nome peculiar "Pulgas"!





Por fim resta fazer o balanço de mais uma fantástica viagem pelas estradas do velho continente. Contámos de novo com a ajuda das dicas do Quilómetro Infinito. Uma ajuda sempre útil.

Foram 6 740kms fantásticos em 15 dias, num pequeno grande carro, o Micra!

Estivemos 3 noites em hotel, apenas nas ligações com mais quilómetros, os restantes sempre em camping. É algo que fazemos com prazer, acampar. Depois em termos de custos finais faz naturalmente uma certa diferença no orçamento, ajudando a compensar outras actividades que fomos fazendo.

Curiosamente a maior estravagância foi o café, muito caro e raras vezes à altura do que estamos habituados a beber por cá. Ainda assim lá se foi encontrando aqui e ali, bom e bem tirado café!

Procurámos fazer o que foi possível dentro do tempo disponível, durante esta viagem que encerra um ciclo destinado a percorrer a bela região dos Alpes, desde o Mónaco até à Eslovénia, desde o ano de 1990.

Outras viagens se seguirão. Venham elas mas de moto!

Álbum de fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário