terça-feira, 29 de agosto de 2023

Pelos Alpes até à Eslovénia-1


O apelo dos Alpes voltou a chamar-nos de novo a visitar esta bela região de alta montanha, desta vez até à Eslovénia, passando pelo Tirol na Áustria e parte da Alemanha!
Fantástica e memorável viagem que perdurará para sempre nas nossas memórias e nas muitas imagens que fomos captando.
 
Idealizada para ser feita de moto como habitualmente e depois de adiada no ano passado, devido a um joelho torcido, corria o risco de voltar a ser novamente adiada a meia dúzia de dias de partirmos, com problemas num dos olhos. Acabou por não ser adiada e contrariado por não podermos seguir em duas rodas, lá tivemos  de seguir de carro. Tudo correu pelo melhor e agora vamos contar como a viagem decorreu ao longo das duas semanas e em duas partes.

1º Dia - Águeda a Mont-de-Marsan-FR

No passado dia 13 de Agosto e com tempo excelente para se viajar e palmilhar os muitos quilómetros que tínhamos pela frente, bem cedo já estávamos na estrada, para atravessar Espanha e almoçar como habitualmente no Sandino em Villodrigo, umas saborosas sandes que lhe chamam pulgas!

Por fim começar a atravessar França até à bonita cidade de Mont-de-Marsan, capital do Landes. Aproveitámos para conhecê-la um pouco mais, depois de já termos por lá passado e pernoitado.





2º Dia - Mont-de Marsan a Chambéry-FR

Com mais uma esticada etapa e muita auto-estrada, novamente bem cedo já seguíamos caminho, após um bom pequeno almoço à francesa, onde não faltaram as saborosas baguettes e croisants.

Com pouca história lá chegámos a Chambéry. Os primeiros dias de ligação são um pouco aborrecidos mas fazem parte da viagem.





3º Dia - Chambéry a Campodolcino-IT

Agora sim começava a ficar interessante esta viagem alpina. 

A cara travessia do Tunel de Fréjus, com os seus 13 kms que liga França à Itália, foi a primeira experiência do dia.

As soberbas passagens pelos lagos de Lugano na Suíça e Como na Itália encantaram pelas suas belezas paisagísticas a convidar a banhos.

Depois de termos passado em 2017 o desafiador Passo dello Spluga, entre a Suiça e a Itália de moto, voltámos lá para calmamente apreciar as vertiginosas curvas e as sempre admiráveis paisagens alpinas que nos enchem a alma e nos fazem voltar sempre.

Também voltámos a acampar no parque de campismo de Campodolcino, no sopé da montanha. Desta vez apinhado de gente e muito barulhento. Nota-se cada vez mais o turismo de massas por estas bandas. O mês de Agosto definitivamente não é uma boa opção mas também não temos escolha. Nada que não se supere, afinal estamos de férias e a fazer do que mais gostamos de fazer, viajar!













4º Dia - Campodolcino a San Valentino Alla Muta-IT

O trajecto cada vez mais interessante por verdejantes vales, belas aldeias, vilas e cidades, como St Moritz na Suiça, encantavam.

Os fantásticos e desafiantes passos de montanha foram uma constante, com ponto alto no Stelvio e os seus 2.757 metros. Lá voltámos de novo para apreciar este magnífico e admirável passo de montanha e corajosamente subir até ao Refugio Garibaldi a 2.845 metros. Subida ingreme que só pode ser feita a pé não foi fácil devido à pressão atmosférica mas valeu e de que maneira o esforço. As vistas lá de cima para a movida do alto do passo e circundantes a 360º, emocionaram. Só quem ama verdadeiramente a montanha entende este sentimento!

Este dia muito bem passado chegava ao fim. O camping Zum Zee em pleno Passo de Resia ainda na Itália com os seus belos lagos que tivemos oportunidade de os apreciar calmamente, foi uma escolha acertada!  






















5º Dia - Região do Tirol-Imst-A

O dia começou com bom tempo novamente e com soberbo pequeno almoço junto ao belo Lago Casone.

Para este dia estava reservada a visita à deslumbrante região do Tirol na Áustria, começando pela capital Innsbruck. A chuva apareceu mas não estragou este belo passeio por espetacular trajecto, criando até diferentes vistas desta muito interessante região, aonde íamos voltar para passar num dos passos de montanha mais famosos dos Alpes.

A cidade escolhida para pernoitar num dos bons campings foi Imst. A Áustria é um país encantador!









6º Dia - Imst a Zell am See-A

Um dos motivos desta viagem era passar pelos Alpes do lado alemão. Para isso nada melhor do que percorrer a Alpenstrasse, com os seus 500 e alguns kms. Percorremos uma parte, antes de reentrarmos na Áustria. 

Recomenda-se vivamente. Trata-se dum percurso pelo sopé dos Alpes alemães, com passagem por bonitos lagos, aldeias e vilas, verdejantes paisagens agrícolas, com boas curiosidades, sempre a apreciar os Alpes!

De novo no Tirol, acampámos junto à bonita cidade Zell am See. Bens instalados e uma boa jantarada à nossa maneira a ver o por-do-sol, encerrou da melhor forma mais um fantástico dia a viajar!









7º Dia - Zell am See a Dojve-SLO

Hoje era dia de se fazer um dos passos de montanha que melhor seria sem dúvida ser percorrido de moto mas o mais importante era estarmos ali e foi sem dúvida um dos melhores de sempre, ao longo de uns quantos anos e milhares de quilómetros pelos Alpes, o Grossglockner! O Grossglockner é a montanha mais alta da Áustria com os seus 3797 metros de altitude. Estivemos nos 2571 metros.

Não é nada barato atravessá-lo. Tem um custo actual de 30€ para as motos e 40€ para os carros, com o objectivo de evitar a passagem em massa e ajudar a preservar o parque. Ainda assim valeu o que pagámos. 
Por lá andava muita gente das mais variadas formas, até de tractor, muito curioso e tradicional por lá.
Sem dúvida o destaque foi para o facto de podermos estar bem perto de imponentes glaciares e soberbas paisagens e deambular por fantásticas curvas de alta montanha, em óptimo piso!
Mas o melhor mesmo é ver e apreciar as belas fotos que por lá fizemos. 

Depois deste memorável passo de montanha, chegávamos finalmente à Eslovénia. Para acampar escolhemos a simpática vila de Dovje, bem junto aos Alpes Julianos. Por lá degustámos um saboroso jantar num bom restaurante chamado Veranda, onde voltaríamos de novo!






















Na segunda parte da viagem, vamos contar como foram as incursões pela Eslovénia e Croácia e regresso. Até já!


Pelos Alpes até à Eslovénia-2

Sem comentários:

Enviar um comentário