quarta-feira, 1 de julho de 2020

PR2-Na rota dos moinhos do Buçaco


O conjunto emblemático dos moinhos na serra do Buçaco, foi o mote para mais um Domingo pelos belos trilhos pedestres de Portugal.

"O percurso tem uma extensão de 10,10 km, sendo um percurso de descoberta do património cultural e natural da área. Possibilita ao visitante tomar contacto com aspectos característicos da zona, associadas ao uso e formas tradicionais de agricultura, tais como o palheiro apresentado na imagem.

A área onde se desenvolve o percurso é marcada pelo acidente geomorfológico de relevo que é a Serra do Buçaco. Uma crista longitudinal bem distinta, com orientação NNW - SSE, que foi decisiva em termos históricos na defesa contra as invasões francesas. Embora sem nunca vencer grandes desníveis, o percurso conta com algumas subidas e descidas mais acentuadas. O ponto mais alto corresponde à Portela de Oliveira, com 474 metros, correspondendo ao local de partida e chegada do percurso. O ponto mais baixo corresponde à passagem por Aveledo, com a cota de 114 metros. O troço mais inclinado do percurso situa-se entre o ponto de partida/chegada e S. Paulo, correspondendo a um pequeno tramo com cerca de 150 metros, com um desnível médio de 16%."

Texto: CM Penacova

Nota: A classificação atribuída é de ser um percurso moderado mas devido a algumas inclinações acentuadas que se encontram, com mais de 20%, na nossa opinião, deveria de ser Moderado-Elevado. Importante, como sempre, estar em forma para se fazer com mais facilidade.

Folheto

Álbum de fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário