quinta-feira, 18 de junho de 2020

PR2-Rota das Bétulas



No passado Domingo fomos até ao extremo norte do concelho de São Pedro do Sul, para percorrer o trilho PR2-Rota das Bétulas. Excelente percurso para apreciar o belo interior do nosso país!

A povoação do Candal fica situada na Serra da Arada e pertence à União das Freguesias de Carvalhais e Candal. Há vestígios de aqui terem estado os romanos, como foi a descoberta de uma arca tumular com inscrições romanas. O percurso inicia-se na Fraguinha junto ao parque de campismo, inserido num arboreto constituído por bétulas, batizando assim o percurso.



Encosta acima, partimos em direção ao planalto onde nasce o Ribeiro Escuro, aí vira-se à direita de encontro ao caminho que nos leva à povoação do Candal e que conduzia as pessoas às minas das Chãs, aquando da extração do volfrâmio.









Durante a descida divisamos uma paisagem de surpreendente beleza. Atravessamos a aldeia do Candal, na parte mais antiga e seguimos rumo à povoação de Póvoa das Leiras com os seus canastros ou espigueiros, passando primeiro pelo ribeiro de Paivô.







 














Após subida acentuada, de encontro à capela, deixamos Póvoa das Leiras para trás prosseguindo em direção ao ponto de partida. Nesta parte do percurso, seguimos um trilho que acompanha um canal de água, com o Ribeiro de Paivô do nosso lado direito. Próximo da chegada, passamos pela barragem "A Pioneira" e ao lado da Casa da Lagoa.












Texto: C.M.São Pedro do Sul

Notas: O percurso tem a distância aproximada de 10 kms e dificuldade média. A descida do parque eólico para a aldeia de Candal, é a parte mais difícil, devido a ser percorrido bem a descer e sobre pedra.

Álbum de fotos

Mais informações: http://www.cm-spsul.pt/conteudo.asp?idcat=192

Sem comentários:

Enviar um comentário