terça-feira, 27 de maio de 2014

PR1-Rota de Manhouce

Integrado nos percursos pedestres de São Pedro do Sul, o PR1-Rota de Manhouce, é um excelente percurso a fazer, com tempo, de modo a se poder apreciar a diversidade ambiental e cultural que o mesmo nos oferece.

No Domingo passado aproveitámos para "esticar" as pernas e escolhemos este interessante trajecto, com cerca de 13 kms. Um dia bem passado pelos belos trilhos do nosso país.

O ponto de partida deste percurso é o largo junto à escola primária de Manhouce. Daqui segue-se até ao lugar do Lageal até Malfeitoso. Neste troço atravessamos a Ribeira de Manhouce através de um passadiço em pedra.
Chegamos ao Salgueiro por um caminho antigo, que percorre uma zona planáltica revestida de campos agrícolas em socalco, com gado bovino a pastar. Bondança é a povoação que nos aparece a seguir, com a sua reserva de azevinhos, partindo após, para a aldeia de Gestosinho, a caminho da Alagoa com o seu parque de merendas inserido num povoamento de bétulas e castanheiros.
A partir daqui começa-se a descida até à Ribeira da Vessa, com a sua cascata e moinhos de água na margem esquerda, passando primeiro pela centenária Quinta das Uchas.

Atravessando a Ribeira da Vessa por um passadiço em madeira, começa-se a subida em direcção ao ponto de partida. Cruzamos a Ribeira de Manhouce onde podemos observar à nossa esquerda uma ponte romana e moinhos de água à direita.