segunda-feira, 5 de maio de 2014

PR 9 - Trilho Quercus robur


Voltámos à encosta Norte da Serra do Caramulo, agora no concelho de Vouzela, para percorrer o bonito trilho Quercus robur.


O nosso país possui inúmeros trilhos pedestres, devidamente assinalados que nos levam a autênticos paraísos paisagísticos. Este trilho que no passado Domingo percorremos, encantou pela diversidade de locais e paisagens puramente rurais, de grande beleza.

O trilho Quercus robur , é um percurso de pequena rota, circular, com cerca de 7 km e com inicio e fim na antiga escola primária de Carvalhal de Vermilhas.


Seguimos em direção a Vermilhas pelo caminho rural que fazia a ligação entre as duas povoações, a antiga ponte de pedra é o testemunho de uma memória antiga do caminho que por ali passava. 




De Vermilhas, o caminho seguiu em direção à mancha de carvalhos, aqui podemos observar um exemplar notável Quercus robur (carvalho), com 239 anos e 20,7 metros de altura. 








Depois de apreciar esta notável árvore, o trilho seguiu por caminhos rurais, por frescas ribeiras e inúmeros moinhos de água. 









Chegando a Carvalhal visitámos a igreja do séc. XVI. A imagem do orago talhada em pedra, policromada, com 66 cm de altura é, sem dúvida, o elemento mais valioso do espólio da igreja de Carvalhal de Vermilhas.

Este percurso apresenta uma paisagem agrícola, bastante recortada e diversificada, com elementos espetaculares, testemunho do engenho do Homem.
















Carvalhal de Vermilhas, localiza-se na vertente noroeste da serra do caramulo, a 850 m de altitude. A origem do vocábulo Carvalhal de Vermilhas é curiosa, no que respeita a Vermilhas terá derivado de verme ou de vermelho, cor do referido verme. Por sua vez, Carvalhal terá surgido devido à abundância de carvalhos na zona.

Fonte: cm-vouzela.pt (Texto adaptado) 

Embora seja um percurso fácil, importa referir que a maior parte do trilho é em calçada de pedra irregular, aconselhando-se algum cuidado.

Sem comentários:

Enviar um comentário