segunda-feira, 15 de abril de 2024

PR4-Trebilhadouro

Voltámos aos percursos pedestres de Vale de Cambra. A partir da recuperada aldeia de Trebilhadouro, percorremos este interessante trilho, à descoberta do sempre admirável Portugal profundo!

A Primavera convida a umas boas passeatas pedestres, sempre bem-vindas para a boa forma física e a saúde mental.

Com óptimas condições climatéricas, não resistimos a apreciar o que nos oferece os percursos pedestres devidamente marcados que nos levam a descobrir o país, duma forma única e altamente saudável.

Este percurso com cerca de 10,3 kms de extensão e dificuldade de nivel III-Moderada, apenas foi um pouco mais duro pela temperatura mais alta do que habitual. Recomenda-se!

Descrição

Com início na aldeia de Trebilhadouro, o percurso dirige-se para as encostas da Serra da Freita. Ao fim de percorridos cerca de 900 metros, surge um ramal à direita para as gravuras de Trebilhadouro. Aconselha-se o desvio e regresso a este ponto.

Inicia-se então a descida para Rôge, sempre por caminho florestal. Da vegetação destacam-se o pinheiro, o eucalipto, alguns carvalhos e giestas. Entre vinhas e hortas domésticas, começam a avistar-se as primeiras habitações da aldeia. Passa-se a EM550, e segue-se na direcção da Igreja Matriz de S. Salvador e do Cruzeiro de Rôge. Daí segue-se para a Barragem Engenheiro Duarte Pacheco, no Rio Caima, continuando na direcção de Ai-das-Figueiras. Pouco depois voltamos a atravessar a EM 550, seguindo por caminho rural de regresso a Trebilhadouro. Durante a subida, são de apreciar as vistas sobre as aldeias de Fuste e Função.