Idioma

quarta-feira, 30 de março de 2022

PR12-Rota da Fervença em tempo de comemoração


Aproveitámos no passado fim-de-semana, durante a estadia na bonita aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela, para percorrer o interessante percurso pedestre PR12-Rota da Fervença e comemorar mas um ano desde que nos conhecemos!

A rota desenvolve-se na envolvente da aldeia do Sabugueiro, numa área acidentada atravessada pelas ribeiras do Covão do Urso e da Fervença.
Na paisagem predominam pinhais, lameiros, matos de urze e giesta. No covão do Urso, uma depressão modelada por ação dos glaciares, sobressaem inúmeros depósitos sedimentares, cujos materiais foram
transportados pelos gelos do último período frio.
Próximo do cabeço da Carnazeda, no cimo da encosta, as águas da ribeira da Fervença precipitam-se numa cascata, proporcionando deste local uma ampla vista sobre o vale e a aldeia. A jusante, na confluência desta ribeira com a ribeira do Cabaço, a abundância de água mantém os
lameiros verdejantes todo ano e encontra-se uma ponte pitoresca.
Fonte: Wikiloc

Trata-se de um percurso de pequena rota com cerca de 5 kms, para nós de dificuldade fácil a moderada, sobretudo na parte final.

Um excelente percurso que vos deixamos com as bonitas fotos que fomos tirando.













Já lá vão quase três décadas e meia, desde o dia em que nos conhecemos. Como sempre, comemoramos esta data de 27 de março que significou a grande alteração das nossas vidas.

Escolhemos a aldeia mais alta de Portgual, Sabugueiro, para conhecer melhor, depois de tantas vezes a termos atravessado a caminho ou na volta do alto da Serra da Estrela.

Sem dúvida que vale a pena conhecê-la, desfrutar da sua calma à noite, dos seus belos e saborosos produtos regionais, gastronomia e muito mais que nos proporciona a admirável Serra da Estrela.









Depois desta bela estadia, seguimos até à Torre, apreciar a estancia de ski com a muita neve que ainda existia, seguir pelo Vale Glaciar do Zêzere, passando por Manteigas até Belmonte.









Com passagem pela Covilhã seguimos até Unhais da Serra, para o almoço/lanche bem junto à ribeira, saboreando os bons produtos regionais adquiridos na simpática aldeia que nos acolheu.
Seguimos depois pelo imponente Vale Glaciar de Alforfa até novamente o alto da serra.











Antes do regresso, passagem pela Srª do Desterro em São Romão, próximo de Seia. Belo local por nós visitado várias vezes, sempre interessante para nova visita.





Despedimo-nos deste extraordinário fim-de-semana, com o pensamento no que se está a passar na Ucrânia, desejando que este pesadelo termine o mais rápido possível, desejando à sua população muita força e glória!

Sem comentários:

Enviar um comentário