O “Percurso de Salreu” (no concelho de Estarreja) em plena “Ria de Aveiro” atravessa áreas designadas por sapal, paúl e caniçal, bem como terrenos de cultivo (essencialmente arrozais), de grande beleza.
O percurso com 8,5 km é de natureza circular, tendo o seu início e término junto ao antigo porto de Salreu, na boca do Esteiro com o mesmo nome. Todo o percurso é acompanhado por placas ilustradas com informações sobre os ecossistemas, as espécies animais e vegetais, os seus costumes, bem como a melhor forma de os observar. O trajecto foi desenhado de modo a que possa explorar de forma prática e divertida os riquezas da vida selvagem.
Esta região possui uma enorme diversidade de habitats, que acolhem uma valiosa comunidade faunística e florística. O “Percurso de Salreu” foi implementado com vista à protecção e divulgação desse valioso Património Natural. O percurso estende-se ao longo das marinhas e do Esteiro de Salreu. O esteiro de Salreu, classificado de Reserva Ecológica Nacional - Reserva Agrícola Nacional constitui habitat para muitas espécies animais, nomeadamente as aves aquáticas. É local de nidificação e alimentação da Águia-sapeira (Circus aeruginosus) e do Milhafre-preto (Milvus migrans). Na zona de sapal envolvente, é possível observar o Patoreal (Anas platyrhynchos), a Galinha-de-água (Gallinula chloropus), o Galeirão-comum (Fulica atra), a Garçavermelha (Ardea purpurea), e cegonhas.
É aconselhável durante percurso fazer pouco ruído ou movimentos bruscos, porque, para além de não perturbar as espécies, consegue-se aproximar mais delas e detectá-las mais facilmente.
Existem dois parques de merenda, no início e no meio do percurso.
In: http://pedestrianismo.blogspot.pt
Álbum de fotos
Existem dois parques de merenda, no início e no meio do percurso.
In: http://pedestrianismo.blogspot.pt
Álbum de fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário