quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pela Ciclovia de Mira

No passado fim-de-semana voltámos às Ciclovias de Portugal. Na Praia de Mira encontram-se belos percursos que fomos descobrir e apreciar.


O conjunto é composto por três percursos: Gandaresa, Lagoas e Moinhos. Escolhemos as duas últimas, que se revelaram surpreendentes pela beleza e diversidade paisagística, proporcionando bons momentos de lazer.


Estes percursos cicláveis e pedestres, foram inaugurados em 2000 e apresentam-se em bom estado.

Começámos pelo fim do percurso Rota dos Moinhos, no Parque Ambiental da Calvela, no parque de lazer, que se encontra junto a uma bonita lagoa.




É um bonito trajecto, sendo parte dele feito entre duas linhas de água, que termina na Lagoa de Mira, por entre pinhais, canaviais e variados tipos de flora. Pelo caminho encontrámos moinhos, um deles a laborar, pequenas lagoas, passagens pitorescas e belas paisagens naturais. Uma figueira fez a delícia da Mila, que aproveitou logo para apanhar uns bons figos para o almoço.








Depois de contornarmos a Lagoa de Mira, seguimos em direcção à Barrinha. A Rota das Lagoas é um trajecto algo diferente mas interessante também que nos leva até à Barrinha de Mira, já em plena Praia de Mira.



Chegados à Barrinha foi tempo do "almoço volante", uma sandes à maneira, para retemperar forças. A fome já apertava. Que bem que soube, hummm!





De volta ao ponto de partida, contornámos a Barrinha pelo lado nascente. A lagoa está invadida de plantas mas dá-lhe uma visão fabulosa, proporcionando belas paisagens, que se podem ir apreciando ao longo do caminho, que vai serpenteando as margens da mesma.







De volta pelo mesmo trajecto, parámos para uma cafézinho no Síto do Cartaxo. Um local de interpretação ambiental, onde para além de ser um bar, também se pode saber mais sobre o que vai sendo feito em termos ambientais. Juntamente com o café veio uns binóculos para observar com detalhe a Lagoa de Mira e as várias aves que por lá habitam. Por se tratar de um fim-de-semana dedicado às gentes da região, as padeiras e os moleiros não foram esquecidos e um saboroso naco de broa oferecido, fez lembrar tempos idos onde na casa dos nossos avós e pais, a broa de milho era do melhor que nos era servido à mesa. Hoje como ontem, lá em casa, a broa de milho não falta também à mesa.









Foi um dia bem passado a pedalar. Não faltam bons motivos para conhecermos melhor o nosso país. As ciclovias são uma excelente opção.


Sem comentários:

Enviar um comentário