quinta-feira, 5 de maio de 2016

PR2-Trilho dos Três Rios


Fomos apreciar o PR2-Trilho dos três rios, aqui bem perto de nós, no concelho de Albergaria-a-Velha. Excelente trajecto pedestre, de grau de dificuldade moderado, bem ao nosso gosto, para mais um Domingo bem passado a "esticar as pernas".


O percurso tem início no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque.


Segue em direção à ponte do Lagar de Azeite, no lugar de Telhadela, passa no Cabeço dos Mouros onde é possível fazer um desvio de 800m e encontrar vestígios de um monumento megalítico, a Mamoa de Castro. Continua até às ruínas do Lagar do Azeite, junto à ribeira da Felgueira (Rio Pequeno). O Lagar era uma estrutura singular na região, constituída por duas prensas de vara e foi abandonado no séc. XX. Neste local encontra-se também a Ponte do Barro Negro (ponte de arco quebrado) e o Moinho do Souto ainda em funcionamento. 



Nota: Após a travessia da Ponte do Barro Negro,  a intervenção num eucaliptal, retirou as marcas. Por este motivo acabámos por nos perder, não encontrando mais o trilho. Valeu-nos o GPS para sabermos onde estávamos e continuar próximo de Telhadela. 
Mais uma vez se alerta quem de direito para verificarem os percursos, de modo a evitar estas situações.

O trajeto ladeia a margem da ribeira da Felgueira (rio Pequeno), onde se pode contemplar o lugar milenar de Telhadela. Passa ainda junto aos moinhos desativados, próximos do complexo das Minas do Palhal, onde se pode observar a Ponte Negra, ponte sobre o rio Caima, composta de carris de ferro cuja função era a de transportar, através de vagonetes, minerais entre as margens. No mesmo local, existem ainda as ruínas da lavandaria do minério, pertencentes à casa grande que servia de residência ao Engenheiro da Companhia da Mina de Telhadela. 





Prossegue depois em direção à Ponte do Palhal, construída em 1776, que liga as freguesias da Branca à Ribeira de Fráguas, onde se vislumbra o Alto dos Barreiros com uma vista panorâmica sobre o vale.
Desce em seguida até à Ribeira de Fráguas, podendo-se conhecer a Igreja Matriz de S. Tiago, que remete ao Séc. XVII, e a Casa Museu do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas. 







Já a caminho do Parque dos Moinhos, é possível visitar 3 destes engenhos de água, todos eles em funcionamento: Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira. O percurso continua pela subida do rio Fílveda, podendo-se observar paisagens deslumbrantes, desenhadas por pequenas cascatas e açudes. Aqui encontra-se o Cabouco, antiga mina onde existia uma roda motriz movida pela água do Açude dos Ingleses. Esta roda fazia movimentar o elevador do poço das Minas do Coval da Mó, primeiro testemunho arqueológico da indústria mineira. 










Este magnífico percurso atravessa ainda os campos agrícolas onde é possível avistar-se o lugar de Vilarinho de S. Roque, e onde se pode visitar o lugar do Regatinho, o núcleo molinológico em funcionamento e a capela de S. Roque do Séc. XVII.




Texto: C.M. Albergaria-a-Velha (cm-albergaria.pt)


Características do Percurso
Nome Trilho dos Três Rios
Código ALB PR2
Tipologia Circular
Distância 14,5Km
Duração aproximada 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Médio a Médio+
Local de Partida Antiga Escola Primária Vilarinho São Roque
Local de Chegada Antiga Escola Primária Vilarinho São Roque
Coordenadas geográficas N40º45'27'' W08º25'31''

Folheto

1 comentário: