quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Boas-vindas a 2015 pelo Douro

Despedi-mo-nos de 2014 uma vez mais pelas estradas da nossa terra. Um encantador passeio pelas belezas naturais do Douro até Peso da Régua. Bem-vindo 2015.

Decididamente o frio não se dá com a Mila, pelo que lá tivemos de ir de "enlatado". Acabou por ser uma opção mais sensata, dado que na volta, encontrámos muitas zonas sombrias na estrada, com muita geada.

Ainda não tinha-mos finalizado o ano por estas paragens. Foi uma excelente escolha.

Começámos o último dia do ano com paragem na praia do Areinho próximo de Ovar, bem junto à Ria de Aveiro.

Continuámos depois junto à costa até V.N.de Gaia, para apreciar a bela cidade do Porto.

Era hora de almoçar e escolhemos o "Micha Bar". É um espaço muito agradável, decorado com motivos náuticos.

No Porto a "francesinha" é sempre uma boa opção, para uma refeição mais ligeira. Estava muito boa e a bom preço.

Atravessámos para a margem norte do rio Douro, pela soberba Ponte D. Luís. Até à Régua, fomos apreciando o serpentear do rio que nos foi oferecendo a cada curva, maravilhosas paisagens que até em pleno inverno são sempre admiráveis.

O por-do-sol anunciava o fim do último dia do ano, em plena região do Douro Vinhateiro, Património da Humanidade. Que final.

Depois de uma pequena volta pela zona ribeirinha, fomos até ao restaurante "Gato Preto" para o jantar de fim-de-ano. É um espaço muito acolhedor, onde fomos muito bem servidos.

Para o digestivo, mais uma voltinha, desta vez até à outra margem, pela histórica ponte de ferro, agora pedonal.

Aproximava-se a hora para dar as boas-vindas ao novo ano e espanto, não andava ninguém na rua. O fogo de artifício que vimos, pelos vistos foi encomendado por um dos hotéis.

Curiosamente sendo um dos locais de maior afluência de turistas no Verão, muitos deles através dos barcos que sobem o rio, seria de esperar que a cidade tivesse uma grande afluência de gente na passagem de ano. Nem um pequeno barco existia na marina.

Penso que seria de apostar na animação de rua, atraindo turistas que, como nós, gostam de passar o ano também na rua, no meio da multidão. Algo parecido com a Madeira, digo eu. Fica a dica aos responsáveis pelo turismo da Régua.

Lá tivemos de fazer a festa, à nossa maneira. Viva 2015!!

Depois de uma noite bem merecida no Hotel Império, onde fomos bem recebidos e instalados, era hora do regresso.
O frio continuou a marcar a nossa visita por estas terras. Fomos apreciar a estação dos caminhos de ferro.

O regresso, foi pela margem sul do rio. Belas quintas e paisagens encantadoras, agora com muito sol, a começar da melhor maneira o novo ano.

Estávamos na Rota do Românico e fomos apreciar um dos belos exemplares. A Igreja de Barrô.

Descemos ao Douro, por um bonito troço da N552.

Parámos nas termas de Caldas de Aregos, para o café da praxe e pequena visita a esta interessante vila ribeirinha.

Continuámos até Espanedo, para almoçar no "Encosta do Amial", com cozinha típica. Seguimos depois até já perto de Gaia, rumo a Águeda.

Assim foi mais uma interessante passagem de ano, pelas estradas do nosso cantinho luso.