Fomos até Santa Comba Dão, para percorrer o PR1-Percurso de Treixedo. Interessante trilho que compõe os diversos trajectos pedestres que dão a conhecer esta bela região beirã!
Com o Dão aos pés
Através do triângulo Treixedo-Granjal-Estação de Treixedo, este percurso oferece uma viagem desde a Pré-História à máquina a vapor. De origem anterior à Reconquista Cristã e relacionada com o suposto Castro de Trenho, Treixedo foi couto do Mosteiro de Lorvão e vila até à reforma administrativa de 1836. Esta importância também se refletiu na construção da estação de caminhos de ferro, fator de dinamismo até finais do séc. XX.
Nesta viagem, o solar do Torreão ou do Visconde de Treixedo, hoje em ruína, marca o início e continua a controlar o casario que tem na igreja setecentista de Na Sra da Assunção o seu limite a sul. A descoberta do território leva-nos às sulfurosas águas termais do Granjal, há muito louvadas, e a descer por entre blocos de granito ao rio Dão. Aí, tem-se aos pés a memória do comboio sob a forma de pista: a Ecopista do Dão.
Distância: 9,52 km
Duração: 2h45
Tipo: Circular
Dificuldade: Fácil
Sem comentários:
Enviar um comentário